terça-feira, 6 de outubro de 2009

Borderline, Argh.

Clique na imagem para ler um artigo sobre auto mutilação.

Acho que eu nunca escrevi durante uma crise, mesmo que me inspire eu fico muito metódica e confusa e por isso acho que nunca escrevi... mas hoje resolvi tentar...
Talvez por eu estar a cada dia mais sozinha, cada dia mais... por eu não ter alguém com quem dividir isso e não ter nada cortante como válvula de escape. Alias, nem tenho nenhuma válvula de escape desta vez, nem bisturis, nem festas, nem bebidas e nem abraços. Talvez por isso eu tenha resolvido escrever.
Sim, eu tenho vontade de me matar, mas eu sei que não consigo... Como eu tenho tanta certeza? Bom, algumas tentativas frustradas me fizeram acreditar que nunca vou conseguir. Mas ainda sinto falta dos cortes, eles aliviam a dor, são minha válvula de escape quando tudo fica assim, mal.
Essa acho que é uma das minhas crises mais longas, e talvez por isso mais fraca, ou menos evidente. E se não fosse por meus "apagões" e se eu ao menos conseguisse falar algo, certamente ninguém nem ao menos perceberia. Construi um muro em volta de mim e ele aumentou gradativamente. Quanto mais eu acho que cheguei ao meu auge, mas eu vejo o quanto pode ser pior.
O que eu tenho?
* Medo de abandono: uma necessidade constante, agoniante de nunca me sentir sozinha, rejeitada e sem apoio.
* Dificuldade de administrar emoções
* Impulsividade.
* Instabilidade de humor. (As oscilações de humor do DAB ou TAB - Distúrbio ou Transtorno Afetivo Bipolar duram semanas ou meses, mas as Borderline têm oscilações de minutos, horas, dias. Essas oscilações de humor incluem depressões, ataques de ansiedade, irritabilidade, ciúme patológico, hetero- e auto-agressividade. Uma paciente marca a consulta informando que está super deprimida, querendo morrer. No dia seguinte chega à consulta bem humorada, bem vestida, maquiada, vaidosa.)
* Comportamento auto-destrutivo. (As portadoras de Borderline dizem que se machucam para satisfazer uma necessidade irresistível de sentir dor. Ou porque a dor no corpo "é melhor que a dor na alma").
* Tentativas de suicídio, mais freqüentemente as de impulso do que as planejadas.
* Mudanças de planos profissionais, de círculos de amizade.
* Problemas de auto-estima. (Borderlines se sentem desvalorizadas, incompreendidas, vazias. Não tem uma visão muito objetiva de si mesmos).
* Muito impulsiva: idealizo pessoas recém conhecidas, me apaixono e desapaixono de maneira fulminante.
* Desenvolvo admiração e desencanto por alguém muito rapidamente.
* Alta sensibilidade a qualquer sensação de rejeição. Pequenas rejeições provocam grandes tempestades emocionais. Uma pequena viagem de negócios do namorado ou marido pode desencadear uma tempestade emocional completamente desproporcional.
* A mistura de idealização por alguém e a extrema sensibilidade às pequenas rejeições que fazem parte de qualquer relacionamento são a receita ideal para relacionamentos conturbados e instáveis, para rompimentos e estabelecimento imediato de novos relacionamentos com as mesmas idealizações.
* Mais raramente, episódios psicóticos (se sentirem observadas, perseguidas, gozadas, comentadas).
Esses são os sintomas do Transtorno de Personalidade Borderline, nem todas as Borderline têm esses sintomas todos, mas eu tenho. Eu e minha irmã. A difereça é que além disso, além desse transtorno eu ainda tenho Dermatotilexomania que é uma espécie de TOC - Transtorno Obscessivo Compulsivo - Que tornam minhas auto-mutilações ainda mais profundas. E lendo hoje o artigo da Wikipédia sobre Automutilação, eles citaram algo que ninguém nunca entende:

"A pessoa que se automutila não está, usualmente, querendo terminar sua própria vida, mas sim usando esse comportamento como um modo de cooperação para aliviar dor emocional e desconforto."
Mas lógico que tudo isso são termos técnicos, a doença em si é muito pior, e no meu caso que estou cada vez mais sozinha... tem se agravado.
Hoje por exemplo... não falei mais que algumas palavras soltas até agora... milagre eu estar conseguindo escrever... Não consigo chorar, por mais que a vontade seja imensa... e tenho mais três cicatrizes do lado da minha antiga (resultado da ultima crise, corte com tesoura sem fio e reabertura do corte por três dias seguidos - a tal da Dermatotilexomania).
Ontem eu desmaiei de novo, quando soube que o Cah tava mal, a crise agravou e eu apaguei... no sábado foi assim também... caí aqui no quarto e logo acordei, deitei na cama e uns 5 min depois eu apaguei de novo, tá me preocupando isso... muito.
Sim.. essa ultima foto eu acabei de bater... Parece um desenho, mas não tive cabeça pra bater a foto enquanto eles ainda sangravam... Eu sei que no começo do post eu disse que não tinha a minha "válvula de escape", nada cortante e tal, mas eu explico...
Tô muito perdida, comecei a escrever este post ontem e terminei hoje, quando eu já não estava mais conseguindo suportar a dor e acabei dando um jeito...

Eu já perdi minha linha de raciocinio... tem outra coisa na minha cabeça.. mas é assunto pra outro post... por hoje chega!
Analise os links, leia os textos... entenda ao invés de julgar!

Fui!

Um comentário:

Dê a sua opinião, contribuição monetária; mande sua crítica, sugestão, foto, telefone; Enfim, esculhambe... essa é a sua chance de vingar-se pela porcaria ali em cima... ou não.