segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Ensaio sobre a cegueira (2008)


Bom, pra começar, eu preciso explicar como este blog funciona. Eu assisto os filmes, faço uma rápida pesquisa pela web atrás de informações a respeito e depois escrevo a minha opinião a respeito, o meu modo de ver o filme.
Blindness me chamou muita atenção desde o primeiro trailler. O que fazer quando  você fica simplesmente cego, de repente? E se todo o planeta estivesse cego e você fosse o único que enxergasse?
Primeiro.. assista o trailler:



Aí assisto o filme e entro numa viagem paranóica muito louca, que rendeu algumas horas de conversa a respeito depois. Puta filme foda, pra se pensar mesmo.
Quando finalmente coloco meus sentimentos em relação ao filme (que foram vários) em ordem, eu venho até o meu computador e digito "Ensaio sobre a cegueira" no google, descubro que o filme é baseado em um livro de José Saramago, um escritor português.
Até aí tudo bem, Blindness não seria o primeiro filme baseado em um livro, resolvi procurar pelo diretor, como em todos os filmes deste blog e o que eu encontro?
Fernando Meirelles!!! É isso mesmo, o carinha de Cidade de Deus!!!
Ficou confuso?? Vai aí a explicação da wikipédia a respeito:

"Ensaio sobre a Cegueira (Blindness, em inglês) é um filme de 2008 produzido por Japão, Brasil e Canadá, dirigido por Fernando Meirelles e com roteiro baseado no livro do mesmo título do Prémio Nobel português José Saramago. O filme abriu o Festival de Cannes de 2008.

O filme foi rodado em Toronto, no Canadá, em São Paulo e Osasco no Brasil e em Montevidéu no Uruguai. Baseado no livro de 1995 de José Saramago, uma epidemia de cegueira prolifera-se por uma cidade moderna, resultando no colapso da sociedade."

Prefeitura de São Paulo durante as filmagens.
O filme foi gravado boa parte aqui no Brasil!! Foi dirigido por um brasileiro e ainda tem gente defazendo o cinema nacional??


A principio, logo que você acaba de assistir o filme, ele te frustra, ao menos me frustrou. Pelo fato de não explicar o que ocasionou a epidemia da cegueira branca, e por não explicar como uma única pessoa não é contaminada em nenhum momento.
Mas o filme trás tantas outras questões, que realmente você percebe que este não é e nunca foi o foco principal. A questão não é o como e nem o porquê. A questão é.. aconteceu, e agora?
É perturbador se colocar no lugar de um cego, pensar em perder a visão assim, repentinamente? Claro que é. 

"\/ocê tem medo de fechar os olhos? Não eu tenho medo de abri-los e não ver mais nada."

Mas como seria se você fosse a única pessoa a enxergar? Ter o mundo inteiro as suas costas, ver o mundo inteiro ser destruido, já que as pessoas se desesperaram e estão lutando com seus instintos, como verdadeiros animais?

Minha opinião a respeito? Um filme foda para se pensar, mas não acho que chegaríamos a tanto. O ser humano tem um poder de adaptação muito grande, duvido muito que chegaríamos ao caos total como no filme.
No entanto, como o filme não te passa uma cronologia exata, é complicado saber se foi repentinamente, quanto tempo eles tiveram pra se adaptar, esse tipo de coisa. É um drama foda, agoniante. Simples assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião, contribuição monetária; mande sua crítica, sugestão, foto, telefone; Enfim, esculhambe... essa é a sua chance de vingar-se pela porcaria ali em cima... ou não.